quinta-feira, 9 de outubro de 2008

O Regionalismo na imagem do retirante em O Quinze de Rachel de Queiroz

Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA
Centro de Letras e Artes
Curso de Letras
Disciplina de Produção de Texto


Ensaio Científico

O Regionalismo na imagem do retirante em O Quinze de Rachel de Queiroz

Natália Rodrigues Sousa
Estudante do Curso de Letras da UVA.


O livro O Quinze de Rachel de Queiroz é um romance regionalista que retrata a seca de 1915 e a condição de vida dos retirantes em meio aos problemas e dificuldades por causa da estiagem. A região e os tipos humanos são retratados e sua condição de retirante estabelecida.
De acordo com a Wikipédia (2008), o regionalismo é um “movimento literário que põe o seu foco em determinada região do Brasil, visando retratá-la e também os tipos humanos, de maneira mais superficial ou mais profunda”. Dessa forma, o regionalismo é destinado a provocar a conscientização, tendo como lema criticar para denunciar uma questão social, a miséria provocada pela seca, gerando a emigração.
Em O Quinze, podemos perceber isso quando a autora mostra o problema da seca e as suas conseqüências, levando os personagens a saírem de sua terra em busca de melhores condições de vida, como é o caso de Chico Bento e sua família que durante a migração enfrentaram muitas dificuldades: “Depois, ficando só com Chico Bento atentou na miséria esquelética e esfarrapada do retirante: ─ Então, compadre, que foi isso? A velha largou você? ─ Ela não quis tratar do gado mode a seca, e mandou abrir as porteiras... E eu fiquei sem ter o que fazer. A morrer de fome, antes andando”. (O Quinze, 1996, p. 96).
A condição de vida dos retirantes não é boa e nem fácil, eles enfrentam muitos problemas, passam fome, mas não desistem de lutar por seus ideais, por melhores condições de vida. Os retirantes são pessoas simples, corajosas, sofredoras, como falam os seguintes versos de Daniel Fiúxa (2008): “Homem esquálido, sofrido, magro e caído. Nordestino, brasileiro, sedento e trabalhador. Sem posses, sem água, sem mágoa e esquecido. Taciturno, cabisbaixo, ensimesmado na dor. Rosto marcado pelo sofrimento no Sertão. Sem eira nem beira, precisa ir embora”.
Assim sendo, vale afirmar que o regionalismo mostra a realidade e os problemas de uma determinada região, ressaltando também a condição de vida dos retirantes, as suas dificuldades, os seus sofrimentos, as suas lutas em busca de melhores condições de sobrevivência. Na obra em estudo, pudemos notar isso, pois a autora retrata a questão da seca e as suas conseqüências, bem como a condição de vida dos retirantes. Portanto, o regionalismo visa nos conscientizar, tornar-nos críticos diante da realidade que circunda a vida dos personagens, movidos pela interferência das características regionais, dentre elas a vida de retirante.


Referências Bibliográficas

FIÚXA,Daniel. O retirante nordestino. www.casadobruxo.com.br/poesia/d/daniel14.htm. Acessado em 01/08/2008.

QUEIROZ,Rachel de.O Quinze. 59ª ed., São Paulo: Siciliano, 1996.

WIKIPÉDIA.Regionalismo.http://pt.wikipedia.org/wiki/Regionalismo_cr%C3%ADtico. Acessado em 01/08/2008.

Nenhum comentário: